Autora do Projeto Educar em Casa
Moema Fernandes
Sobre a Autora:
Graduada em Letras – Português/Inglês – Licenciatura Plena (Registro MEC) – pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS).
Interessou-se pelas áreas de Letramento e Linguagem a partir de 2019 e, desde então, dedicou-se ao estudo e aperfeiçoamento de metodologias de desenvolvimento intelectual com o fito de transformar a dura realidade do emburrecimento coletivo, promovido pelo sistema de ensino tradicional, em oportunidade concreta para destravar todo o potencial cognitivo-intelectual, um tesouro inerente aos seres humanos, tendo a LINGUAGEM como instrumento primordial de trabalho e a LITERATURA e PEDAGOGIA clássicas como meios eficazes que asseguram alcançar patamares elevados de desempenho cognitivo, linguístico e cultural.
Sobre o Projeto Educar em Casa:
O Projeto Educar em Casa é parte de um projeto de educação domiciliar focado no desenvolvimento da linguagem, sem, contudo, tratar-se de homeschooling, em vista de que o modelo tradicional de homeschooling está proibido no Brasil por decisão do STF, de forma que todos em idade escolar estão obrigados a frequentar escolas, cujos ambientes de ensino estão contaminados por ativismos ideológicos, sem nenhum zelo para com a educação; em vez disso, estão repletos de toda ordem de mazelas, como a violência, indisciplina, desrespeito generalizado, fácil acesso à substâncias alucinógenas e, a pior delas, a idiotização coletiva perpetrada por meio da corrupção da linguagem.
O fruto amargo que a sociedade tem colhido desse hibridismo escolar malfadado é o tal do “analfabetismo funcional”, uma triste condição que define aquele que aprendeu a ler o mínimo possível para “funcionar”.
A alfabetização praticada nas escolas é apenas para fazer a pessoa aprender a ler, mas não para pensar.
Na verdade, o analfabeto funcional não consegue entender nem mesmo textos simples, apenas textos curtos e que estejam na voz ativa: por isso o termo “funcional”, porque as escolas alfabetizam os indivíduos apenas para que eles consigam executar tarefas e cumprir ordens.
As escolas não ensinam o indivíduo a pensar!
Sim: LER É PENSAR!
O estudo da linguagem é que possui o método adequado para ensinar a pensar.
E somente depois de educar a linguagem e educar a mente é que se poderá galgar novos degraus para entender literatura, filosofia, metafísica e temas transcendentais, como a teologia.
Sobre o Modelo das Aulas:
Conheça nosso método de estudo da Literatura Clássica acompanhando nossas aulas gratuitas disponibilizadas na plataforma YouTube em nosso Canal EDUCAR EM CASA.