Educar em Casa

moema@educaremcasa.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Logo com fundo branco e letras azuis, com a letra E em destaque dentro de um hexágono em azul, ao lado tem o nome do site Educar em Casa.
Livre-se do analfabetismo funcional

Corrupção da Linguagem

Antes mesmo de as pessoas descobrirem sobre fraudes e conspirações políticas, a manipulação da linguagem já se instalara na mente da maioria dos cidadãos desatentos.

Regimes ditatoriais costumam se estabelecer imprimindo uma falsa imagem de democracia. Utilizam, para tanto, uma antiga tática de corrupção da linguagem.

A manipulação e corrupção da linguagem podem ser feitas de várias formas por governos tiranos. Elas são empregadas para fazer com que a população aceite pacificamente o sistema autoritário que pretendem instalar.

Vamos tratar aqui de uma das formas de corrupção da linguagem mais utilizadas, advinda do experimento intitulado como “os cães de Pavlov”.

Foto de dois câes com reflexo do pôr do sol ao fundo, no post Corrupção da Linguagem, site Educar em Casa
Os cães de Pavlov

Os Cães de Pavlov e a Corrupção da Linguagem

Ivan Petrovich Pavlov nasceu em 1849, em Leningrado, URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, denominação do antigo império que hoje é a Rússia.

Pavlov realizou diversos experimentos sobre condicionamento do comportamento, para os quais utilizou cães para observar e registrar suas observações e, assim, suas descobertas.

Pavlov ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1904, por seus estudos e contribuições sobre fisiologia animal.

O experimento conhecido como “os cães de Pavlov” consistia em encontrar uma forma de quebrar a resistência dos cães mais agressivos, tornando-os dóceis cordeirinhos.

Assim sendo, os cães eram submetidos, constantemente, a estímulos sensitivos de forma contraditória. Por exemplo: tratavam os cães com carinho e, em seguida, com agressividade. Depois de repetirem essas situações várias vezes, os cães ficavam confusos e não sabiam mais como reagir tanto ao carinho quanto à agressão.

O fato de os cães não conseguirem mais entender o que acontecia e nem como reagir aos estímulos contraditórios, impediam-nos de reagirem com agressividade, tornando-os dóceis.

Substituindo os estímulos sensoriais em cães pela linguagem humana em experimentos sociais, temos então uma técnica de manipulação de massa por meio da corrupção da linguagem.

Conhecido como “estímulo pavloviano”, essa técnica é uma das preferidas por regimes totalitários, para imporem sua ganância pelo poder sem que o povo perceba e a aceite pacificamente.

Foto IA para ilustrar cena de entrevista no post Corrupção da Linguagem no site Educar em Casa

Estímulo Pavloviano na Atualidade

Em sintonia com a conterraneidade de Pavlov, tomaremos como exemplo do uso do estímulo pavloviano na atualidade uma recente declaração do líder russo, Vladimir Putin.

Em entrevista ao jornalista Tucker Carlson, o líder russo Vladimir Putin justificou a invasão russa à Ucrânia como legítima. Suas intenções, além de retomar território, eram para exterminar o nazismo presente naquele país, entre outras. Ele comparou suas razões às mesmas justificativas dadas na 2ª guerra mundial por Hitler, ao invadir a Polônia para retomar território perdido durante a 1ª grande guerra.

Observe o contraponto: ao mesmo tempo em que justificou e, assim, apoiou a invasão da Alemanha nazista à Polônia, Putin justificou a invasão russa à Ucrânia para combater a crescente onda nazista ucraniana.

Em síntese, na mesma frase em que insinua que supostamente apoia o nazismo, também o combate com veemência. Salvo no caso de não ser intencional, trata-se de uma técnica de manipulação mediante o emprego do estímulo pavloviano.

Foto de multidão de pessoas andando na rua, para ilustrar o post Corrupção da Linguagem, no site Educar em casa

Corrupção da Linguagem e Técnicas de Manipulação em Massa

Você consegue perceber como a corrupção da linguagem afeta nossa realidade cotidiana?

O momento atual é de intenso bombardeio de Fake-News. Já parou para analisar qual a razão disso? Veja que a intenção é a de gerar comentários, discussões e manifestações acaloradas.

Contudo, o que importa, nos casos de Fake-News é o que se diz a respeito de determinado fato, seja ele verdadeiro ou falso. Assim sendo, a realidade não importa mais, apenas a opinião acerca de determinada situação hipotética.

Foto IA de um stúdio de mídia em massa, para ilustrar o post Corrupção da Linguagem, no site Educar em Casa.

Em vista da realidade, dada a sua insignificância, assim como a verdade, agora recebem o codinome de “narrativa”.

Criam-se “narrativas” de toda ordem para emplacarem versões dentre as mais absurdas possíveis. O recurso utilizado para as Fake-News e para as narrativas é o mesmo: a linguagem; neste caso, a linguagem corrompida para manipulação em massa.

Educar a linguagem é uma decisão necessária para manter a sanidade mental nos tempos atuais.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Reddit
WhatsApp
X
Email
Telegram
SiteLock