O que é Letramento?
Letramento é a condição que uma pessoa atinge, por meio da leitura de vários tipos de material escrito, para adquirir conhecimento e desenvolvimento intelectual.
Letramento ultrapassa a mera condição de alfabetizado. Trata-se de um processo ininterrupto que requer o desenvolvimento de habilidades para usar a leitura de forma crítica e autônoma em diferentes situações do cotidiano. Uma pessoa letrada é capaz de:
- Compreender diversos tipos de textos: desde simples notícias e anúncios em geral até textos mais robustos e complexos, como obras literárias e científicas;
- Produzir textos com qualidade: com clareza, coesão e coerência, adaptando-os aos diversos contextos, finalidades e ao público-alvo;
- Analisar criticamente as informações: investigar e questionar as fontes utilizadas, reconhecer padrões e vieses. Pois, agindo assim, poderá desenvolver a sua própria percepção e construir seu ponto de vista mediante as conclusões lógicas a que chegar;
- Utilizar a leitura para o próprio desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional: Desenvolver habilidades autodidatas por meio da leitura, que consiste em ser capaz de aprender sozinho.
Graus de Letramento refletem o Desenvolvimento Intelectual
O letramento não é um estado uniforme e estático de aprendizagem. Muito pelo contrário, é um processo que se desenvolve em diferentes graus de leitura, todos ligados ao avanço e aprimoramento da compreensão textual. Os graus de letramento formam a base da educação linguística e é o requisito primordial para o desenvolvimento da inteligência.
Os graus de letramento são identificados de acordo com a compreensão textual que a pessoa consegue atingir em uma leitura.
Graus de Letramento:
Destarte, convém esclarecer que não há uma classificação padronizada para este tema. As teorias existentes sugerem os seguintes graus de letramento para as pessoas alfabetizadas:
- Iletrado I: Não entende regras. Não entende textos simples. Não entende textos na voz passiva; não pronuncia bem as palavras; não consegue se expressar de forma clara; não consegue ser objetivo e direto. Este é o nível em que repousa a maioria esmagadora de analfabetos funcionais.
- Iletrado II: É limitado para interpretar textos. Não tem ideia clara sobre o que lê e deduz o sentido do texto por meio de palavras-chaves. Não consegue defender sua interpretação com base em ideias claras. É afeiçoado a clichês, emoções e sentimentalismos. Demonstra tendência à teimosia e possui entendimento estreito.
- Letrado I: Sem domínio dos princípios da análise textual. Contudo, percebe por intuição intelectual as estruturas racionais que ordenam os textos; consegue entender gramática e conceitos abstratos.
- Letrado II: Domina os princípios da análise textual, conhece gramática e as relações sintagmáticas; entende o sentido do texto quase que completamente.
- Letrado Erudito: Atingiu o nível mais elevado da compreensão textual. Percebe sentido oculto, domina todos os elementos linguísticos, literários, sintagmáticos, semânticos, simbólicos, sonoros e discursivos. Tem habilidade para realizar crítica literária, entender as Escrituras Sagradas, estudar filosofia e teologia.
Letramento como Fator Primordial para o Desenvolvimento Intelectual
O letramento é fundamental para o desenvolvimento intelectual das pessoas. Dessa feita, os altos índices de reprovações em provas discursivas nos concursos públicos refletem o baixíssimo grau de letramento dos brasileiros em idade produtiva. Isso significa que o desenvolvimento intelectual também está muito aquém da capacidade cognitiva inata de cada ser humano.
Tomamos como exemplo o resultado da prova discursiva do concurso público para a Câmara dos Deputados. Segundo a divulgação feita dias atrás, a banca FGV reprovou 83% dos candidatos da área de técnica legislativa.
Provas Discursivas nas Principais Bancas de Concursos Públicos
No intuito de demonstrar o nível de complexidade e exigência das bancas nas provas discursivas, enumeramos a seguir os aspectos mais cobrados nos ditos certames. Inserimos também as principais dicas para se ter alguma chance de aprovação.
Tipos Textuais: As bancas podem exigir que o texto seja produzido com uma das seguintes estruturas textuais:
- Dissertativo-Argumentativo: Defesa de tese com argumentos;
- Dissertativo-Expositivo: Expor conceitos de área específica;
- Dissertativo-Polêmico: Apresenta dois polos de discussão para definir posicionamento com argumentos;
- Estudo de Caso: Resolver um caso proposto pela banca.
Temas e Tópicos para abordar: A banca apresenta o tema com ou sem tópicos; normalmente, da seguinte forma:
- Textos Norteadores/Motivadores: Seguir a tendência positiva ou negativa desses textos na sua redação. Porém, nunca copiar suas expressões. Para tanto, usar paráfrase;
- Tema: observar que o tema, geralmente, compõe-se de duas partes, equivalente a sujeito + predicado; tratar as duas partes;
- Tópicos: apresentação dos argumentos pela Banca. Abordar cada tópico em um parágrafo da sua redação. Não mude a ordem dos tópicos, não os agrupe em um mesmo parágrafo e não utilize mais de um parágrafo para abordar cada tópico.
A satisfação daqueles poucos que conseguem aprovação contrasta grandemente com a frustração da maioria. Em suma, estudam meses e anos seguidos, conseguem boas notas nas demais disciplinas, mas reprovam na discursiva. Isso demonstra que o sistema de ensino falhou grandemente na educação da linguagem.
Quando o sistema educacional cumpre o seu papel de educar, as pessoas se tornam muito mais aptas para prosperar na vida!
Invista no seu desenvolvimento intelectual. Lembre-se, educação é qualidade de vida, para toda a vida!