Educar em Casa

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Logo com fundo branco e letras azuis, com a letra E em destaque dentro de um hexágono em azul, ao lado tem o nome do site Educar em Casa.
Livre-se do analfabetismo funcional

Como Educar em Casa

Foto de livros abertos e fechados com um computador ao lado, no post Como Educar em Casa

Saber como educar em casa é primordial para iniciar um projeto de desenvolvimento intelectual, nos moldes da educação clássica.

A educação clássica permite adquirir um rico patrimônio cultural, independente do sistema escolar, o qual adotou os ditames da pedagogia moderna.

A precariedade do ensino tradicional é responsável por produzir gerações de analfabetos funcionais, que são aqueles indivíduos incapazes de entender um texto simples.

A propósito, convém esclarecer que o Projeto Educar em Casa não é um homeschooling, uma vez que o homeschooling está proibido no Brasil por decisão do STF.

Dessa forma, ao adotar este Projeto com seus filhos e/ou alunos em geral em idade escolar, tenha em mente que eles continuarão frequentando, obrigatoriamente, a rede de ensino tradicional.

Foto de uma senhora sentada no sofá, escrevendo em folhas de papel, com o computador ao lado, no post como educar em casa.

Para iniciar a educar em casa é preciso, antes de tudo, planejar todo o processo, que consiste em quatro etapas:

1º) Definir o seu público-alvo: você somente, você e um grupo de amigos, seus filhos, outros familiares ou grupo de alunos.

2º) Escolher as disciplinas: programar as disciplinas iniciais, que vai depender do nível em que se encontram seus alunos, definidos no seu público-alvo.

3º) Estabelecer seus horários para preparação de aulas, de acordo com a sua disponibilidade, que devem demandar, pelo menos, duas horas diárias.

4º) Estabelecer os horários das aulas, com duração mínima aceitável de 90 minutos semanais. Observar sua disponibilidade e a de seus estudantes, no caso, o seu público-alvo definido no 1º item acima. O recomendável é de 180 minutos semanais. Mas, o ideal é de 90 minutos diários.

Contudo, convém observar certas peculiaridades acerca do público-alvo, das disciplinas, dos horários e incidência das aulas.

Trataremos em detalhes cada uma dessas questões nos tópicos a seguir.

Como identificar público-alvo primário para o Projeto Educar em Casa

Existem duas classes de interessados no Projeto Educar em Casa com vistas ao desenvolvimento intelectual em níveis superiores ao ensino tradicional:

1ª) Aquelas pessoas que desejam educar os filhos e/ou familiares, ou têm interesse em uma preparação autodidata;

2ª) Aquelas pessoas que desejam oferecer tais serviços para grupo de amigos, para sua comunidade e/ou público em geral.

Para o primeiro grupo, representado pelo público de casa, deve-se realizar reuniões preliminares para tratar do Projeto, notadamente sobre:

  • Os objetivos para sua realização: é importante que todos tenham identificados, de forma clara, os propósitos para esta jornada;
  • O ritmo dos estudos, com o comprometimento de todos, definindo, tão logo quanto possível, os dias da semana e os horários disponíveis de cada um;
  • Identificar o nível de letramento de cada estudante, para definir as disciplinas iniciais;
  • Por fim, marcar a data de início e cumprir o cronograma inicial, com os ajustes no transcorrer das aulas.
Foto de uma reunião familiar, com um homem, duas mulheres e uma criança, sentados em uma mesa redonda verde, com alguns cadernos sobre ela, no post Como Educar em Casa.

Como identificar público-alvo secundário para o Projeto Educar em Casa

Para o segundo grupo, composto por profissional de educação que pretende atender alunos que não são da própria família, também precisará se reunir com seu público-alvo previamente.

Para tanto, deve-se atentar para os seguintes procedimentos:

  • As reuniões preliminares podem ser presenciais ou virtuais;
  • Para alunos em idade escolar obrigatória, tanto as reuniões quanto as aulas devem ser acompanhadas por um responsável pelo menor de idade;
  • Na reunião preliminar, além de passar as principais informações sobre o projeto, deve agendar o teste de nível de letramento.

O acompanhamento de um adulto da família durante as aulas é de suma importância. Devido ao denso conteúdo estudado, o aluno vai precisar de alguém próximo no círculo familiar para conversar e trocar ideias sobre diversos assuntos.

Foto de livros abertos e fechados com um computador ao lado, no post Como Educar em Casa

Material de Apoio e Teste de Nível de Letramento

Para ambos os grupos de interesses, seja familiar e/ou autodidata, seja profissional, poderão utilizar os mesmos materiais de apoio para os estudos.

Os materiais de apoio encontram-se preparados, distintamente, para o desenvolvimento das três habilidades linguísticas:

  • Educação da Linguagem;
  • Educação Literária;
  • Educação e Letramento.

Trata-se de vasto e extenso material didático, apoiado na pedagogia clássica, os quais serão entregues em mentoria específica para cada grupo de interesse.

Na mentoria obterá os detalhes das áreas de estudo para cada habilidade anteriormente citada, de acordo com o nível de letramento dos estudantes.

O teste de nível de letramento também será entregue com todos os detalhes para sua aplicação.

Em suma, teremos uma enorme satisfação em atender sua demanda para Educar em Casa.

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